Informações Técnicas
Materiais para consulta
Aulas - Florax e Florax SM
Aula 01 - Fisiologia e Patologia
Aula 02 - Informações Técnicas
Aula 03 - Mecanismos de Ação
Aula 04 - Vídeo mecanismo de ação
Aula 05 - Características e Benefícios
Aula 06 - Concorrentes (parte 1)
Aula 07 - Concorrentes (parte 2)
Aulas - Florax ATB
Aula 01 - Antibioticoterapia
Aula 02 - Ação do Florax na antibioticoterapia
Aula 03 - Evidências na antibioticoterapia
Cápsulas do Conhecimento
Cápsula do Conhecimento - Fev/25
Novo TC Florax
Cápsula do Conhecimento - Dez/23
Cápsula do Conhecimento - Jul/23
Aprofundando o conhecimento
Aula Florax - Análise dos principais players e estratégias de combate
Aula Florax - Influência da eubiose nas defesas imunológicas
Bate-papo Florax - Dr. Severino Santos
Florax: melhor opção no combate à diarreia causada por agentes patógenos e na antibioticoterapia
Live - Florax na Antibioticoterapia (parte 1)
Live - Florax na Antibioticoterapia (parte 2)
Bate-papo - Florax (parte 1)
Bate-papo - Florax (parte 2)
Perguntas frequentes
Qual a diferença entre Florax®, Florax®-SM e Florax ATB®?
A única diferença entre essas duas apresentações é o sabor de framboesa ou de uva do Florax® SM (O SM significa: Sabor modificado). Sendo assim o gosto do Florax® é natural, pois não tem nenhum outro edulcorante na sua formulação.
Quanto ao Florax ATB, a diferença é a sua apresentação com 10 flaconetes, que auxilia na utilização concomitante uso de antibióticos.
Como devo armazenar esse medicamento?
Esse medicamento deve ser armazenado em local seco e arejado, isento de fungos e luz e em temperatura de 15°C a 30°C. Nessas condições esse medicamento será valido por 24 meses.
Eu posso consumir bebidas alcoólicas enquanto estou usando esse medicamento?
O uso concomitante com álcool é contra-indicado para todos os medicamentos e com o Florax®, mesmo sendo um probiótico, não seria diferente.
O que é o meio de cultura com tampão fosfato que tem na formulação do Florax?
Meio de cultura, como o próprio nome já diz, é um ambiente que tenta seguir as características ideais para crescimento de um microorganismo. Essas características são basicamente a temperatura, fonte de carbono e de nitrogênio para que o microorganismo cresça e mantenha suas características especiais, como é o caso da levedura Saccharomyces cerevisae contida no Florax® e Florax® SM. O meio tem uma quantidade baixa de glicose suficiente para que a levedura utilize como fonte de energia, o seu uso gerará metabólitos que podem baixar o pH do meio, que poderia ser prejudicial para o crescimento da levedura, então adicionamos na formulação o tampão fosfato que tem como função não deixar que ocorram mudanças bruscas no pH do meio de cultura.
O Florax® tem lactose na sua composição?
O Florax® e o Florax® SM não contém lactose na sua formulação, apenas glicose numa concentração muito baixa, suficiente apenas para dar energia à levedura.
O Florax® pode ser usado por diabéticos?
Sim. O Florax pode ser utilizado por diabéticos, pois a quantidade de glicose é baixa, o suficiente apenas para fornecer energia à levedura.
Saccharomyces cerevisiae e o Saccharomyces boulardii são da mesma espécie?
Um estudo para análise de genoma, utilizando a técnica de hibridização genômica comparativa, concluiu que S. boulardii é um membro da espécie S. cerevisiae (EDWARDS-INGRAM et al., 2007), embora seja distinguível dessa espécie por possuir propriedades benéficas específicas (GRAFF et al., 2008; VANDENPLAS; BRUNSER; SZAJEWSKA, 2009) e ser resistente à acidez gástrica, a proteases e aos antibióticos (FIDAN et al., 2008), ou seja, geneticamente S. boulardii é praticamente idêntica à S. cerevisiae, no entanto metabólica e fisiologicamente são diferentes (MARTINS et al., 2006).
Qual é a grande diferença entre o Florax e Floratil?
A diferenciação principal entre o Florax e o Floratil (S. Cerevisiae variação boulardii) é a apresentação líquida com Saccharomyces vivos, o que proporciona ação mais rápida.
Pode-se indicar o Florax para pacientes imunocomprometidos?
Diante dos relatos encontrados na literatura sobre o risco de infecções por micro-organismos probióticos em pacientes imunocomprometidos é prudente evitar o uso desse tipo de suplemento nessa população. Embora não haja comprovação efetiva de prejuízos a imunocomprometidos, o uso de probióticos pode trazer riscos para essa população, de modo que se recomenda observação e cautela na sua indicação e avaliação cuidadosa dos efeitos adversos.
Posso indicar Florax para Recém nascidos em UTIs?
Existem estudos que contraindicam o uso do Saccharomyces em crianças e recém nascidos internados em UTIs e ou com imunossupressão, devido ao risco potencial de fungemia e sepse. O produto pode ser utilizado por crianças e adultos, conforme registrado na ANVISA, com orientação médica.
O Florax tem ação na intolerância à lactose?
O Florax não se propõe a tratar a intolerância à lactose, de forma alguma. Porém de forma indireta, poderá contribuir, nos pacientes com diarreia, que sabidamente já produzem pouca lactase, ajudando na melhora do quadro diarreico por sua ação probiótica e também por produzir a Beta-galactosidase capaz de digerir a lactose. Esta enzima atua de forma idêntica à lactase.
O Florax é indicado na Síndrome do intestino irritável (SII)?
Poderá ser usado, sim, nas diarréias crônicas que acompanham um paciente com SII.